Comissão de Geminação e Relações Internacionais do Município de Celorico de Basto.
Tomou posse a Comissão de Geminação e Relações Internacionais do Município de Celorico de Basto.
José Vilas Boas foi, no dia 25 de Janeiro, empossado Presidente da Comissão de Geminação e Relações Internacionais do Município de Celorico de Basto. Um órgão com funções específicas e devidamente estruturadas e com um mandato até 2021.
A cerimónia de tomada de posse foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, entidade a que pertence CGRI.
“Esta comissão terá um papel muito importante na concretização e efetivação de relações internacionais designadamente no quadro de acordos de cooperação e protocolos de geminação, contribuindo para fomentar uma maior multilateralidade de relações com pessoas, instituições e organizações de outros países” disse o autarca. Com esta Comissão, continuou o edil celoricense, “o município estará mais próximo dos portugueses pelo mundo, e promoverá ações integradas nas políticas transatlânticas onde os nossos cidadãos também buscam uma perspetiva diferente ao nível de desenvolvimento. Este CGRI será uma forma de levar o melhor de nós ao mundo e de atrair o melhor de outros povos para Celorico num fomentar constante de relações”.
A comissão de Geminação e Relações Internacionais é constituída a Presidente por José Fernando Dias Vilas Boas, a Secretário por Tiago Alexandre Teixeira Gonçalves e a Vogal por Joaquim Carvalho de Oliveira.
Especificamente esta CGRI visa desenvolver as suas relações internacionais e a cooperação e colaboração europeia e internacional, incrementar a afirmação do Município de Celorico de Basto no plano europeu e internacional, promover a cooperação técnica junto dos municípios e comunidades geminadas com quem partilha acordos de cooperação, nomeadamente com Wiltz (Luxemburgo), Houilles (França) e Catanduva (Brasil). Pretende ainda apoiar as iniciativas internacionais, dando especial atenção aos grupos sociais mais carenciados, à cultura, intercâmbio internacional, comercial e económico. Promover a adesão e participar ativamente junto de vários organismos de reconhecido interesse para o Município, quer como membro, quer como observador. Organizar programar a receção e visitas dos grupos dos Municípios, Organizações e Comunidades Protocolares, no nosso país, bem como, em iguais circunstancias nos países e municípios de destino e por fim, e fundamental incentivar e promover a proximidade entre celoricenses residentes e os celoricenses da Diáspora.