Loading ...  
pagina
   

 

Xantar recebeu “Celorico de Basto, Capital da Camélias”

O Xantar - 20º Salão Internacional de Gastronomia e Turismo recebeu no dia 06 de fevereiro, dia de abertura oficial do evento, uma comitiva de Celorico de Basto que aproveitou uma dos maiores eventos da região para promover a XVI Festa Internacional das Camélias, a decorrer em Celorico de Basto, de 15 a 17 de março.
“Temos muito em comum com a Galiza e por isso só faz sentido esta interação. A nível gastronómico apresentamos sempre os nossos enchidos e a nossa doçaria e damos, porque somos da terra do vinho verde, especial enfoque a esse produto diferenciador. No entanto, o nosso destaque, nestas ações promocionais, assenta nas camélias, neste património natural que tão bem nos identifica e nos diferencia dos demais” disse o Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto. Num certame que privilegia o turismo gastronómico, o Município inebriou os visitantes com a beleza das camélias e dos produtos que estão a ser desenvolvidos graças à força deste património natural. “Somos muito incisivos na promoção porque apostamos fortemente neste produto, e sabemos que os nossos vizinhos da Galiza são igualmente apaixonadas por esta flor. E por isso, esta é mais uma forma de os atrair a Celorico de Basto, de os incentivar a estar connosco durante o nosso certame”.
O autarca realçou ainda que “o concelho tem vindo a sentir uma forte alavancagem do turismo nestes últimos anos, fruto também do investimento privado, mas muito graças a estas atividades culturais únicas, destes produtos diferenciadores, das ações complementares que envolvem grande parte da população e que tornam a dinâmica do evento ainda mais atrativa para quem vem de fora”.
Este ano o Xantar apresenta como país convidado, o Brasil, nomeadamente a Prefeitura de Iguaçu, mais um país que começa a integrar a participação na Festa Internacional das Camélias.
A ação promocional no Xantar, integrada no stand do Turismo Porto e Norte, contou com uma degustação dos produtos endógenos, vinho verde, enchidos e doçaria, proporcionada aos visitantes do Xantar e à comitiva de abertura do evento. Contou ainda com a promoção dos vestidos da Rainha das Camélias e a promoção efetiva à Festa Internacional das Camélias, com distribuição de Flyers inerentes ao certame, camélias em tecido e flor natural. Ao fim da tarde, a Escola Profissional de Fermil proporcionou, através do enólogo Jorge Sousa Pinto, uma aula de Catas, onde foram apresentados aos interessados os vinhos verdes e os espumantes produzidos na Escola.


Data:
 08-02-2019

 

 

   

Newsletter

E-MAIL:

Receba as nossas novidades.