A Iberdrola, responsável pelo SET - Sistema Eletroprodutor do Tâmega, previa que o enchimento da barragem de Daivões tivesse inicio no decorrer do mês de junho.
Todavia, em nota enviada à Rádio Voz de Basto, fonte da elétrica Espanhola diz que as "atividades necessárias para o fechamento do túnel de desvio do rio estão em curso neste verão. Em todo o caso, os caudais no rio durante o verão são muito baixos e o enchimento da albufeira, propriamente dito, não começará até ao final de outubro", salienta a Iberdrola.
Quisemos de igual modo perceber que impactos teve o Covid 19 no desenvolvimento dos trabalhos do SET, nomeadamente atraso na obra ou trabalhadores que possam sido infetados com o Covid 19. Convém recordar que esta foi uma das preocupações do Presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha, que tinha inclusivé pedido a suspensão temporária das obras.
Em resposta à Rádio Voz de Basto, a Iberdrola refere que a Covid 19 teve impacto, fundamentalmente, no fornecimento de materiais e equipamentos para as obras, uma vez que algumas fábricas tiveram que fechar.
A Iberdrola enaltece também o contributo de todas as empresas e trabalhadores do Sistema Eletroprodutor do Tâmega pelo grande profissionalismo que estão a ter, respeitando sempre as normas de segurança estabelecidas nos planos de contingência assim como o seu esforço e empenho para manter a sua atividade produtiva tão importante para a preservação de muitos empregos.