O programa de remoção de amianto anunciado pelo governo contempla intervenções em 66 escolas do Minho.
Dessas, 4 localizam-se no concelho de Cabeceiras de Basto.
O programa para a retirada de amianto das escolas contempla um investimento de 60 milhões de euros, financiado por verbas comunitárias, e abrange 578 estabelecimentos de ensino.
De acordo com o despacho conjunto do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, das 578 escolas contempladas, 218 ficam no Norte e 163 na Área Metropolitana de Lisboa. Há ainda 107 escolas no Centro, 59 no Alentejo e 31 no Algarve.
As escolas incluídas neste programa são da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário.
No concelho de Cabeceiras de Basto, as escolas contempladas são:
* Escola Básica da Faia,
* Escola Básica de Ferreirinha em Cavêz
* Escola Básica de Pedraça,
* Escola Básica do Arco de Baúlhe.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto congratula-se com a inscrição destas quatro escolas na lista de concelhos a beneficiar desta importante intervenção.
Recorde-se que há vários anos que a Câmara Municipal tem feito diligências junto do Governo para eliminar o amianto que coloca em risco a saúde de todos quantos frequentam os estabelecimentos de ensino.
A autarquia está a ultimar os projetos de execução desta intervenção para a apresentação das candidaturas respetivas, esperando que, ainda, durante o corrente ano possam avançar essas obras.
O despacho conjunto dos ministros da Educação e da Coesão Territorial foi publicado em Diário da República nesta terça-feira, dia 23 de junho.